Publicado em: 01/09/2022
Agosto Dourado promove ações sobre amamentação e tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as unidades de Saúde de São Lourenço e com o banco de leite do Hospital municipal, promoveu mais uma ação do Agosto Dourado.

 

No dia 1° de agosto é comemorado o Dia Mundial de Amamentação e, no dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao fumo. Por isso, durante o mês tivemos palestras abordando a importância da amamentação para as gestantes e os benefícios do aleitamento nas unidades de saúde do município, além de ações que visão a conscientização de combate ao tabagismo.

 

“O melhor enxoval que pode adquirir durante a gestação é a informação e o mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que é o melhor alimento para qualquer bebê. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama”, explica Nayara Cândido de Souza Constantino, enfermeira da UBS Federal.

 

Já sobre o tabagismo, o Dia Nacional de combate ao fumo foi instituído na Lei 7.488 de 1986 para alertar a população sobre como o hábito de fumar pode prejudicar a saúde.

   O tabaco possui 4.700 substâncias tóxicas, a nicotina (responsável pela dependência), monóxido de carbono (gás venenoso), alcatrão (contém 50 substancias tóxicas prejudicando e causando o câncer).

   Ao todo são 5.315 substâncias na fumaça do cigarro e o número pode chegar a 8.622 através de compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais.

   O tabagismo é contraindicado na gravidez, pois aumenta a chance de partos prematuros, bebês com baixo peso, e de ocorrer o deslocamento da placenta e consequentemente o óbito fetal, além de contaminar o leite materno.

 

“A mãe que fuma fica com o leite contaminado pela nicotina que é absorvido pelo bebê. A nicotina tragada pela mãe atinge rapidamente o Sistema Nervoso Central, prejudicando o sono, aumento de incidência de cólicas, náuseas, vomito, agitação. Futuramente, na fase de crescimento e escolar, a criança torna-se desatenta, apresenta baixo aprendizagem, agitação, ganho de peso (obesidade).    A orientação é que a mãe faça a interrupção total do fumo e não fique próxima a pessoas que tenham esse hábito, para não se tornar fumante passiva. Amamentação consciente é um ato de Amor a Vida”, explica a psicóloga do departamento de Saúde do Trabalhador, Mára Aparecida da Silva.