Publicado em: 13/06/2022
Meio Ambiente: Alunas da rede municipal são premiadas com bicicletas em concurso de desenho

Três alunas das Escolas Municipais Dona Ida Mascarenhas Lage e Ismael Junqueira de Souza foram premiadas na tarde da última sexta-feira (10/06) com uma bicicleta por vencerem o concurso de desenho do Governo Municipal com o tema Criança do Futuro, Cidade Sustentável. O concurso integrou as ações da Semana do Meio Ambiente.

As alunas vencedoras foram Larissa Paiva Cascão, Flávia Alessandra Florenzuno e Débora de Mattos Ferreira do quarto e quinto ano do ensino fundamental. A premiação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os desenhos serão impressos nas bags da coleta seletiva em implantação nas unidades de ensino da rede municipal.

A coleta seletiva nas escolas é uma das ações do projeto de educação ambiental em desenvolvimento pelo Governo Municipal, por meio do SAAE, Secretaria de Educação e coordenadoria de Meio Ambiente.  O projeto ainda contempla a implantação de sistema de reaproveitamento de água da chuva e instalação de energia fotovoltaica nas escolas

Como parte do projeto, as crianças tem a oportunidade de realizar uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, onde conhecem todo o processo de tratamento da água, desde a captação do Rio Verde até a distribuição e as análises realizadas no laboratório. Durante a visita ainda é abordado com os estudantes a importância do Rio Verde e da água na vida das pessoas.

A premiação contou com a parceria do Fabiano Pereira de Paiva, Supermercados Carrossel e Hortiminas. As bicicletas foram entregues pelo prefeito Lessa. Participaram da solenidade de premiação os vereadores Marcelo Ribeiro de Oliveira e Gustavo Ribeiro. Os secretários presentes foram o de Governo, Eduardo Rodrigues, de Planejamento e Saúde, Patricia Lessa, e Educação, Mariane Papini, o Diretor-Presidente do SAAE, Hemerson Jader Cunha, o Diretor Institucional do SAAE, Rafael Caetano, e o coordenador Municipal de Meio Ambiente, Juan Mariel Lopes.

Semana do Meio Ambiente

Em São Lourenço, a semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente contou com diversas ações de conscientização para a preservação da natureza e desenvolvimento sustentável. As atividades envolveram crianças da rede Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, SAAE, coordenadoria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa Conservação do Meio Ambiente (Codema) e Câmara Municipal.

As ações envolveram, além do concurso do desenho, vivência no Parque Ecológico Gabriel Tadeu Franqueira Junqueira, visita a ETA do SAAE, Mesa Redonda para debater soluções para as queimadas, palestra sobre educação ambiental, doação de mudas, plantio de árvores, visita ao Parque das Águas, entre outras.


Assista ao vídeo