Publicado em: 25/05/2022
Promoção de grandes eventos aquecem a economia local e geram renda
O Turismo é uma das principais atividades econômicas de São Lourenço, juntamente com o comércio e o setor de serviços. Para atrair recursos financeiros e movimentar o comércio local, o Governo Municipal investe fortemente em eventos que atraiam grande quantidade de turistas para a cidade.

O Bike Fest é um desses eventos, por isso, é chamado de evento indutor. Em sua quinta edição, este ano realizado entre os dias 20 e 22 de junho, o evento contou com 16.347 pessoas inscritas e a presença de nove mil motocicletas vindas de diversas partes do país circulando pelas ruas da estância hidromineral.

A presença dos motociclistas fez com que mais de 100% dos leitos de hospedagem do município fossem ocupados, levando as pessoas a procurarem meios de hospedagem alternativos na cidade e leitos hoteleiros em cidades vizinhas, a exemplo de Pouso Alto, Soledade de Minas, Carmo de Minas e Caxambu.

Durante o final de semana do evento 480 pessoas trabalharam diretamente no evento e 1.400 conseguiram trabalho em função do Bike Fest. Cerca de R$ 7 milhões movimentaram a cidade a partir de um investimento de R$ 80 mil do Governo Municipal e apoio das logístico e operacional das Secretarias de Turismo e Cultura, Infraestrutura, SL Trans, Saúde e SAAE.

“Quando realizamos eventos deste porte, é certo que nossa economia é alavancada com os recursos financeiros deixados pelos turistas. Toda a engrenagem da economia é movimentada, a exemplo do setor do comércio, hospedagem e serviços. Isso faz com que mais impostos sejam arrecadados pela prefeitura, permitindo ao Governo Municipal realizar investimentos na cidade, a exemplo da saúde, social, obras de infraestrutura, entre outras”, explicou o prefeito Lessa.

O secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Melo ainda destaca a geração de emprego e renda. “A cidade cheia de turistas permite que os empresários consigam fortalecer seus negócios, gerando oportunidade de emprego e renda para as pessoas”, afirmou.