Publicado em: 08/04/2022
Saúde realiza ações de vacinação e promoção a saúde na Praça Brasil neste sábado (09/04)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (09/04) vacinação e ações de promoção a saúde na Praça João Lage, a Praça Brasil, a partir das 8h.  As vacinas disponíveis são para Covid-19 e Influenza. As ações de promoção a saúde serão realizadas em parceria com a Faculdade São Lourenço.

A vacinação Covid-19 será feita para atualização do esquema vacinal das pessoas com idade igual e superior a 18 anos. Estarão disponíveis os imunizantes Astrazenica, Janssen e Coronavac para aplicação de primeira e segunda doses, dose de reforço e quarta dose em idosos com idade igual ou superior a 70 anos. A dose de reforço ou a quarta dose poderá ser aplicada somente a partir de quatro meses da segunda dose ou dose de reforço. 

Já a vacina contra a Influenza será destinada somente para as pessoas com 60 anos ou mais e para os trabalhadores da área da Saúde.  O imunizante disponibilizado já inclui proteção contra as novas cepas da gripe com uma composição triviral H1N1, H3N2 e Influeza B.

A meta do Ministério Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em São Lourenço, a estimativa de idosos é de 9.454 pessoas e 1.462 trabalhadores da saúde. Para receber as doses das vacinas da Covid-19 e Influenza, é importante que as pessoas levem a carteira de vacinação e Cartão SUS ou CPF.

As ações de promoção a Saúde serão desenvolvidas em parceria com a Faculdade São Lourenço e são alusivas ao dia da atividade física e nutrição. Entre 8h e 16 h haverá alongamento, aquecimento, atividades aeróbicas, avaliação postural, teste de glicemia e verificação da pressão arterial. A partir das 10h terá avaliação nutricional e a partir das 14h procedimentos estéticos.