Publicado em: 10/03/2022
Governo Municipal apresenta Plano de Desenvolvimento do Turismo e calendário de eventos 2022

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, apresentou na tarde desta quarta-feira (09/03) o Plano de Desenvolvimento do Turismo de São Lourenço que será executado até o final de 2024. Na oportunidade, foi apresentado o Calendário de Turismo para 2022.

O encontro, realizado no Hotel Brasil, aconteceu com a participação de empresários ligados ao turismo (hotéis, restaurantes, bares e atrativos), entidades, conselho do patrimônio, imprensa local, entre outros. O evento ainda contou com a participação do vice-prefeito, Agilsander Rodrigues, da secretária de Planejamento, Patrícia Lessa, e do secretário de Infraestrutura, Theo Silva.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Melo, o trabalho desenvolvido pela pasta tem o objetivo de fortalecer a vocação do turismo da cidade, que é o destino familiar de qualidade vida e lazer.

“Vamos focar em eventos indutores para gerar grandes fluxos de turistas na cidade trabalhando com cooperação entre entes públicos e privados para fortalecer a promoção e comercialização do destino, fazendo de São Lourenço um destino competitivo”, disse Alexandre Melo.

A políticas públicas do Governo Municipal no setor de turismo serão desenvolvidas em oito eixos principais: gestão do turismo, gestão de eventos geradores de fluxo turístico, qualificação dos produtos e serviços turísticos, promoção e comercialização do destino, gestão da informação, produção associada ao turismo e destino indutor regional e estadual.

A secretária Municipal de Planejamento, Patrícia Lessa, destacou que o Governo Municipal investirá inicialmente R$ 750 mil de recursos próprios da Prefeitura de São Lourenço para o os eventos.

“Esse recurso oriundo dos cofres da Prefeitura de São Lourenço vai fomentar os eventos para movimentar a economia local, gerando emprego e renda para a população. Ainda vamos captar mais recursos dos Governo de Minas e Federal. O retorno desse recurso investido vai possibilitar que mais dinheiro seja aplicado no próprio Turismo e na melhoria da qualidade de vida da população da nossa cidade”, afirmou Patrícia Lessa.  

Além do investimento direto no Turismo, o Governo Municipal, ainda está investido na infraestrutura de todo centro turístico.

“Todo o centro turístico está passando por melhorias para deixar a cidade mais bonita, a exemplo da pintura e jardinagem das praças, a reforma do calçadão, que terá início na próxima segunda-feira (14/03), sinalização da cidade e revitalização do portal de entrada da cidade. Essas melhorias são investimentos que estão sendo realizados no setor de turismo por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana”, disse Théo Silva, secretário Municipal de Infraestrutura.

A presidente da Associação Feirart, Maria Eugênia, destaca que a política de fomento ao turismo e a cultura promovida pelo Governo Municipal possibilitou o aumento da venda e da receita dos artesãos prejudicados pela pandemia.

“O que a gente precisava era de apoio, principalmente, nas nossas vendas que estava muito precária. Com essa força que recebemos, a exemplo das feiras realizadas no calçadão, e a melhoria da nossa estrutura nos deixou bastante satisfeitos com o aumento das vendas. Estou há 10 anos estou na Feirart e há oito como presidente da associação, nunca vi um incentivo como esse”, contou Maria Eugênia.


Confira aqui o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo e Cultura e calendário de eventos 2022