Publicado em: 18/02/2022
Governo Municipal entregará carteirinha do autista nesta sexta-feira (18/02)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregará a carteirinha do autista nesta sexta-feira (18/02) na sede da Câmara Municipal às 14h. O evento que vai reunir os beneficiários e seus familiares, ainda será aberto para que a população possa participar das palestras e conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a lei Romeo Mion.

A carteirinha de identificação das pessoas com TEA são confeccionadas gratuitamente pela Prefeitura de São Lourenço e garantem ao autista o atendimento prioritário em serviços públicos e privados.

O momento da entrega da carteirinha vai contar com palestras para empoderar as pessoas com TEA e os familiares quanto a Lei Federal 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion. A lei garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Uma segunda palestra que abordará o TEA será proferida pela Neuropsicopedagoga Zilcleia de Oliveira Alves Ferreira. Ela fará uma explanação sobre o que é o transtorno e a importância de proporcionar o atendimento prioritário a essas pessoas no serviço público e privado.

Em São Lourenço, o cadastramento e confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi pioneira em Minas Gerais, antes mesmo do Governo do Estado.

“Logo que a lei foi sancionada, nos foi demando pelo prefeito Lessa para iniciarmos o quanto antes o cadastramento dos beneficiários e confecção da carteirinha. É muito importante que os setores do comércio, serviços públicos e privados cumpram essa legislação e sejam sensíveis às necessidades das pessoas com TEA”, disse Marcel Carvalho, secretário de Desenvolvimento Social de São Lourenço.