Publicado em: 08/11/2021
ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO - Fechamento da Escola Estadual Humberto Sanches

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou uma visita técnica Escola Estadual Humberto Sanches. A decisão da diretoria da escola em suspender as aulas em função dos casos suspeitos de COVID-19 foi tomada seguindo o Protocolo de Retorno às Aulas do Estado de Minas Gerais.

Cabe ressaltar que a decisão está correta, pois existem alunos suspeitos da infecção pelo Coronavirus-19 em dois turnos diferentes de aulas (neste caso a escola deve interromper suas atividades presenciais em todos os turnos), mas é preciso destacar que os órgãos de saúde municipais competentes (Vigilância Epidemiológica e Sanitária), não haviam sido comunicados previamente, para que fossem realizados os monitoramentos dos suspeitos e de seus contatos.

O objetivo da visita foi dar apoio e prestar esclarecimentos ao Diretor Sr. Fabiano Prado da Silva e da Vice Diretora Sra. Tatiana Souza de Lima, onde o retorno foi prontamente aceito e medidas de contingência estão sendo realizadas.

Ao todo foram identificados cinco alunos e uma servidora suspeita. Os casos, por serem suspeitos, não configuram surto de COVID-19.  Todos os cuidados foram tomados no intuito preventivo, conforme o Protocolo de Estado de Minas Gerais.

Não há motivo epidemiológico para bloqueio sanitário de outras escolas próximas, uma vez que os suspeitos ainda não foram confirmados e caso se tornem positivos para o Covid-19, estão fora do risco de contágio destes estabelecimentos.

É importante salientar que nenhum local é imune a este tipo de acontecimento, porém o que não se deve deixar de lado são as respectivas providências no intuito de minimizar os riscos e bloquear um possível surto de casos.

Dr. Leonardo Carlos de Morais

Médico