Publicado em: 22/10/2021
São Lourenço é destaque em Minas Gerais no quesito Infraestrtura

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão do município de São Lourenço foi reconhecido positivamente pelo do Prêmio Band Cidades ExcelentesA cidade é finalista na categoria Infraestrutura concorrendo com os demais 853 municípios mineiros.

Os municípios são analisados em cinco pilares considerados ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública e eficiência fiscal e transparência. Os grupos de avaliação dos municípios são de acordo com o tamanho populacional: até 30mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil e acima de 100 mil habitantes.  

A cerimônia de anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 24/10, às 21h 30min, e será transmitida ao vivo pela TV Band Minas e pelo canal da Band Minas no YouTube.

Infraestrutura Urbana

Desde o início do ano, o trabalho do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, conta frentes de obras para recuperação do centro turístico da cidade, manutenção permanente de vias públicas, praças e demais espaços urbanos. Ruas que esperavam há mais de 10 anos anos pelo calçamento já foram contempladas.  

Ainda está em curso a construção da Ciclovia do Ramon, reabertura e adequação do aeroporto municipal, reforma dos banheiros da Ilha Antônio Dutra, cemitério, construção de quadras de areia, pista de pump track, aquecimento da piscina da Biquinha, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, entre outros.

O Governo Municipal ainda investe na iluminação pública com colocação de lâmpadas led em substituição das lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico, reduzindo em média 67% o consumo de energia.  

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil passam por reforma e adequação para dar melhor condições de trabalho aos alunos e condições de trabalho aos profissionais. Os Postos de Saúde também passam por reforma para adequar a sua estrutura e melhorar o atendimento à população.  

O sistema de abastecimento de água está em ampliação. Por meio do SAAE, está sendo construída a estação elevatória que vai colocar em funcionamento o segundo reservatório do sistema Jardim das Acácias. Após conclusão das obras e instalação dos equipamentos, o sistema passará a reservar 2,3 milhões de litros de água. O SAAE ainda iniciou a instalação de energia fotovoltaica nas suas instalações, que vai gerar energia limpa e promover redução de gastos com a compra de energia