Publicado em: 13/10/2021
SAAE passa a exigir padronização para instalação do hidrômetro nas novas ligações

O SAAE de São Lourenço lançou um folder para orientar os usuários na hora de solicitar uma nova ligação de água. O objetivo é padronizar as ligações de água para facilitar a leitura do hidrômetro e possíveis manutenções que possam ser feitas no futuro. A orientação vale para as novas ligações ou mudança de padrão.

Antes de fazer a solicitação da nova ligação de água e durante as obras, o proprietário deverá observar as regras. Depois de pagar a taxa da nova ligação, o SAAE fornecerá ao proprietário a caixa do hidrômetro com o tubo de PEAD, joelho de 90° e o adaptador de compressão para serem instalados pelo pedreiro que está trabalhando na construção ou reforma do imóvel.

De acordo com o presidente do SAAE, o engenheiro Hemerson Jader Cunha, a padronização traz benefícios para um melhor atendimento ao próprio usuário. “A padronização vai permitir mais agilidade na ligação e a realização de possíveis manutenções de forma mais fácil. Além disso, possibilitará mais facilidade na leitura mensal do hidrômetro. Muitos imóveis possuem o hidrômetro para o lado de dentro e isso dificulta o acesso do leiturista, fazendo que a cobrança seja por meio da média de gastos e não pelo consumo do mês quando a leitura não é feita”, disse o presidente. 

“Vale ressaltar que as ligações serão feitas somente depois de instalada a caixa do hidrômetro seguindo o padrão. É preciso evitar dobras e desvios na mangueira para não restringir a passagem de água”, complementou o presidente.

A instalação da caixa do hidrômetro deverá ser feita no muro frontal do imóvel a 90 centímetros de altura do piso. Para os imóveis sem muro frontal, deverá ser construída uma mureta de 90 centímetros de largura, 110 centímetros de altura e 20 centímetros de espessura para instalação da caixa.

A face frontal da caixa deverá ser instalada com a frontal alinhada ao muro e de frente para a rua. O tubo de PEAD deverá ser chumbado na parede e encaixado no joelho de 90° encaixado no lateral da caixa. A outra extremidade do tubo PEAD deverá ser colocada a 10 centímetros abaixo da base da guia e ser levada até o passeio para que o SAAE possa fazer a ligação.

Se no local onde está situado o imóvel possuir rede coletora de esgoto, também deverá ser solicitada a ligação.


Clique aqui para baixar as orientações