Publicado em: 30/09/2021
Social prepara políticas assistenciais para o Albergue Municipal em reforma

Os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fizeram uma visita as obras de reforma do Albergue Municipal para planejar a implementação das políticas assistenciais de pessoas em situação de rua.

O investimento total do Governo Municipal para reforma e adequação do espaço é de R$ 430 mil para atender 10 mulheres e 30 homens. Junto com o espaço adequado e salubre para os assistidos, diversas ações assistenciais serão desenvolvidas junto com o equipamento.

“A implementação do Albergue Municipal vai muito além de ofertar condição de moradia digna para a população em situação de rua. É necessária toda uma articulação para que seus direitos fundamentais sejam garantidos e as pessoas sejam atendidas em todas as suas necessidades”, explicou Marcel Carvalho, secretário Municipal de Assistência Social.

Os técnicos do Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) estão trabalhando na análise do território para articular a logística do Albergue Municipal com as redes socioassistenciais e com as políticas de saúde.

“Com esse trabalho, vamos integrar os serviços de atenção a essa população nos seus diversos níveis. Serão integrados equipamentos da rede socioassistencial com os equipamentos de Saúde”, explicou Cezar Pontalti, coordenador do CREAS.

A articulação dos serviços envolve, por exemplo, uma logística de transporte e profissionais para fazer o acompanhamento dos assistidos para garantir o atendimento e acolhimento, mantendo essas pessoas entretidas nas atividades que serão propostas. Entre essas atividades estão as oficinas de inserção no mercado de trabalho. Os profissionais que atuarão no albergue para fazer a assistência das pessoas em situação de rua ainda passarão por capacitação e treinamento.

A visita foi realizada, além do cordenador do CREAS, pelas assistentes sociais, Mariana Mazza e Ana Luiza Andrade Paiva, e pelo psicólogo Alexandre Bacelar.

Investimento

O investimento total no Alguergue é de R$ 430 mil. As obras realizadas pelo Governo Municipal somam o montante de R$ 332.232, 34 para a restruturação predial. Os trabalhos vão deixar o ambiente moderno e confortável para os assistidos, dando salubridade as instalações.

O restante do recurso, R$ 97.767,66, será utilizado para aquisição de mobiliário, equipamentos, roupa de cama e banho, dentre outros.