Publicado em: 29/09/2021
Obras de ampliação do reservatório Jardim das Acácias avançam

As obras de ampliação da estação elevatória da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para colocar em funcionamento o segundo reservatório do sistema Jardim das Acácias avançam. O investimento previsto para as obras e aquisição de equipamentos hidráulicos, elétricos e material de construção ultrapassa os R$ 2 milhões está sendo executado com recursos próprios do SAAE.

Com as obras do Governo Municipal, executadas pelo SAAE, serão instalados no espaço em construção três conjuntos de motobombas que colocará em operação o reservatório de um milhão de litros, passando a operar com 1,5 milhões de litros. Atualmente, o reservatório em funcionamento é de 500 mil litros.

A entrada em operação do segundo reservatório do Jardim das Acácias, possibilitará ao SAAE simplificar o sistema de abastecimento do reservatório São Francisco, que tem capacidade de 800 mil litros, com mais economicidade e eficiência energética. O São Francisco está localizado no alto da Rua Dr. Olavo Gomes Pinto e é responsável pelo abastecimento da região do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Barreiro Mirante e demais bairros localizados depois da ponte da Estação, parte do Centro, Vila Nova e Federal.

Além de simplificar o sistema de abastecimento e aumentar a capacidade de reservação, haverá redução no consumo de energia para o bombeamento de água. Somente o São Francisco demanda a utilização de duas motobombas com o consumo de cerca de 2.000 Kw/h de energia elétrica somado a bomba que abastece reservatório de menor capacidade do Jardim das Acácias. Com o novo sistema, apenas duas bombas funcionarão alternadamente em menos tempo. As bombas já adquiridas são modernas e mais eficiente energicamente.

“Em 2009 a autarquia contratou um estudo que constatou a necessidade de aumentar o armazenamento de água em quatro milhões de litros. Com o Jardim das Acácias entrando em operação, vamos precisar construir mais um reservatório de três milhões de litros no bairro Lagoa Seca. Esse outro reservatório será construído em uma outra etapa da execução do planejamento”, explicou Hemerson Jader Cunha, diretor-presidente do SAAE.