Publicado em: 22/09/2021
8ª RODADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS – 2021

Cerca de 1.300 ações de promoção e difusão do patrimônio cultural serão realizadas em 752 municípios mineiros até 30 de setembro. As atividades integram a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

 

Na edição de 2021, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. Este ano, mais de 50% dos eventos serão realizados de forma virtual.

 

“Com a Jornada do Patrimônio Cultural, comunidades de diferentes regiões, e que vivenciam realidades distintas no estado, podem trocar experiências e se inspirar em boas práticas difundidas. Diante dos desafios do atual contexto, em que as novas tecnologias ganham papel de destaque, esse intercâmbio de conhecimentos e as ações educativas, de valorização e difusão do patrimônio em nosso território, se tornam cada vez mais importantes”, comenta Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.

 

A Jornada integra as comemorações do Dia do Patrimônio Cultural e do cinquentenário do Iepha-MG, e é realizada em parceria com os municípios mineiros, como destaca o presidente do Instituto, Felipe Pires. “A celebração do Dia do Patrimônio Cultural 2021, se estende à programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural e envolve a participação de todos os municípios mineiros. Uma série de eventos organizados em todas as regiões do estado, que simbolizam em sua diversidade as culturas locais, identidades, memórias de seus patrimônios, estão conectadas nas celebrações do patrimônio em Minas Gerais como parte de uma grande festa”, enfatiza.

 

#UmGovernoParaTodos #jornadadopatrimonio2021 #turismoeculturaslmg #saolourencomg