Publicado em: 23/06/2021
Governo Municipal assina termo de cessão com escola de pilotos e empresa de voo panorâmico
Foi assinado pelo prefeito Lessa um termo de cessão do aeródromo de São Lourenço para funcionar no local uma escola de formação de pilotos e uma empresa de voos panorâmicos. A solenidade aconteceu no pátio do aeródromo no final da tarde desta quarta-feira (26/03). A assinatura do contrato vai permitir que a Escola de Aviação Civil de São Lourenço (EASLO) inicie a tramitação do alvará de autorização e homologação para funcionamento dos dois serviços junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que é o órgão regulador aeroportuário do Brasil. A EASLO já atuava em São Lourenço e com o fechamento do aeroporto foi obrigada a encerrar as duas atividades na cidade e interromper o planejamento de investimentos. A reabertura do aeroporto pelo Governo Municipal com o atendimento das exigências da ANAC vai possibilitar que esses investimentos sejam retomados. Entre os investimentos planejados estão a construção de hangares, abastecimento para própria escola e oficina de manutenção de aeronaves para gerar recursos para o município. “Hoje estamos dando um grande passo para resgatar a história do aeroporto de São Lourenço. Um lugar tão bonito e belo que foi esquecido e abandonado por mais de 16 anos. Há muito tempo não se traz uma proposta para resgatar a escola de aviação e os voos panorâmicos para que a gente possa fazer a regularização junto a ANAC e fazer com que nosso aeroporto se torne uma porta de entrada para o turismo”, disse o prefeito Lessa. Já o proprietário da ESLO, Antônio Dias, destacou o desejo de fazer investimentos na cidade. “É um imenso prazer estar aqui. É algo que se sonhava muito. Nós fomos tolhidos de fazer um investimento aqui no passado recente. Fizemos um contato com o Dr. Lessa através do secretário Marcel e prontamente abriu as portas para conversarmos. Queremos trazer investimentos para gerar empregos diretos e indiretos”, afirmou o empresário. Investimentos no aeroporto Desde o início do ano o Governo Municipal vem realizando investimentos por meio de um trabalho integrado entre as Secretarias de Infraestrutura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) nas instalações para atender as demandas de adequação as normas da ANAC e restauração do saguão, uma vez que todo o entorno é tombado. O SAAE vem contribuindo para drenagem do aeródromo tanto na área de operações quanto na área externa e com apoio a realização da capina em conjunto com voluntários, entre outras ações. A Secretaria de Infraestrutura atua na construção da área do aeromodelismo, reforma das instalações e restauração do saguão do aeroporto.