Publicado em: 28/05/2021
Bombeiros inaugura sala de instrução em homenagem ao ex-vereador Vieira

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (28/05) a inauguração da sala de instrução do Corpo de Bombeiros de São Lourenço José Hortêncio Vieira. A sala é uma homenagem ao ex-vereador, que é considerado co-fundador do 3º pelotão instalado na cidade e que hoje completou 17 anos de atuação na estância hidromineral.

Localizada na sede da corporação, a sala vai servir para aprimorar o conhecimento para melhoria do trabalho dos bombeiros. O 3º pelotão atua no combate a incêndio, salvamentos aquáticos, em altura, incêndio florestais, atendimento pré-hospitalar entre outras ações e é responsável pelo atendimento a 22 municípios circunvizinhos, com uma extensão territorial de cerca de 6.500 km² e uma população de aproximadamente 300.000 habitantes.

O prefeito Lessa lembrou a atuação do José Hortêncio Vieira na vida pública em prol do desenvolvimento de São Lourenço. “O Viera foi meu companheiro de Câmara durante dois mandatos e sentava ao meu lado. Me lembro dele com muito carinho. O Vieira era combativo e aguerrido sempre defendendo os interesses da cidade. Esse era o perfil dele. Defendia os bons projetos e combatia os maus projetos. Essa é uma justa homenagem”, destacou o prefeito.

O comandante do Corpo de Bombeiros de São Lourenço, Tenente Anderson, destacou a honra de comandar o pelotão do qual faz parte desde o dia 25 de março de 2004, quando foi inaugurada a unidade em São Lourenço com o empenho do homenageado.

“Eu fui um dos 25 militares que aqui se apresentou para iniciar as atividades no município e me sinto honrado por participar desta justa e merecida e homenagem ao senhor Vieira. Estive junto com senhor Vieira até 2012 até que sai para o curso de oficial. Antes disso, ainda em 1994 eu estudava no Humberto Sanches e recebi o Senhor Vieira com sua comitiva para comprar as telhas para este prédio. A gente entende que esta homenagem vai manter todo esforço e legado dele, tanto para o público interno e externo, a instrução e docência”, disse o Tenente Anderson.    

O filho do homenageado, Ricardo Vieira, ressaltou a luta do pai para que o bombeiro se tornasse uma realidade. “Estou emocionado e super agradecido. Há 17 anos esperamos esse reconhecimento que foi dado hoje pelo Tenente Anderson e pelo Prefeito Lessa. Essa foi uma batalha muito intensa. Nós levamos 14 anos para realizar o Corpo de Bombeiros, que foi uma luta sobre humana. Precisamos de paciência, pois sabíamos que conseguiríamos concretizar esse sonho de São Lourenço”, disse Ricardo.

O homenageado

José Hortêncio Vieira foi considerado um visionário à época da instalação da instituição na cidade. Com um trabalho voltado para a área de segurança e fundador do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Vieira como é mais conhecido desde o ano de1990 lutou para a vinda dos bombeiros. Ainda não havia nem batalhão dos bombeiros em Varginha e São Lourenço dava seus primeiros passos em direção à instalação de uma unidade na cidade.

A instalação foi uma luta cercada de dificuldades e principalmente falta de recursos para a construção da sede. Juntaram-se ao então vereador Vieira, Terezinha Gomes, Jair Pereira de Carvalho e Pastor José Hirtes. Os quatro se organizam e lançam campanhas que sempre contaram com a colaboração da população.

O resultado foi a construção de um moderno quartel voltado para abrigar os bombeiros, ao lado do mercado municipal, considerado área nobre e central, garantindo às futuras viaturas, rápida intervenção em caso desinistro. Quando da instalação da unidade dos bombeiros em São Lourenço, CDL, Associação Comercial e Sindicato de Hotéis se cotizaram e doaram um veículo Uno. A prefeitura doou um caminhão para ser o Auto Bomba Tanque.

O Pelotão

O 3º Pelotão do BomBeiro Militar de São Lourenço atende municípios que compõem circuitos turísticos em Minas Gerais, como: Circuito das Águas, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Caminhos do Sul de Minas, Circuito Caminho dos Anjos, Estrada Real, além de haver municípios que possuem forte influência turística e em negócios, na região.

Paralelo a isso, há, também, importantes unidades de conservação federal e estadual na área de atuação do pelotão, com destaques para o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual da Serra do Papagaio, no qual se encontra, ainda, a Serra Fina, seção da Serra da Mantiqueira com um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro, sendo a quarta montanha mais alta do Brasil.

Nos últimos cinco anos, o terceiro Pelotão do Bombeiros Militar em São Lourenço atendeu 25.699 ocorrências, abrangendo atendimentos pré-hospitalares, salvamentos terrestre, aquático e em altura e combates a incêndios urbanos e florestais, assim como atividades relacionadas a proteção e defesa civil e prevenção contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco. Ao longo de 17 anos, o terceiro pelotão vem prestando um serviço de qualidade para a população sul mineira, contribuindo para com o desenvolvimento do município de São Lourenço e região.

*Com informações do Corpo de Bombeiros