Publicado em: 18/02/2021
Números do Covid 19 despencam pelo 4º dia consecutivo
São números alvissareiros mais não é o momento de relaxar. Pelo quarto dia consecutivo, observando os boletins de casos de COVID 19 lançados por São Lourenço, tanto na cidade como em nossa micro região os números desceram pelo quarto dia consecutivo.
O mais interessante desta baixa nos índices de contaminação por Covid é que o mesmo ocorreu sem restrição ao comércio local, que pelo contrário estava, em um primeiro momento, tendo que fechar suas portas às 17 horas, o que foi revisto depois, estendendo sua abertura. Restaurantes e bares que tinham que encerrar suas atividades às 23 horas ganharam mais uma hora, fechando portanto a meia noite.
No índice que baixou, não só em São Lourenço como na região, muito dos créditos vão para os munícipes da micro região e pelo início da vacinação. Hoje há um entendimento melhor sobre a importância da não aglomeração, que impede o vírus de se alastrar.
A prova dos fatos apresentados são corroborados pela boletim da Secretaria Estadual de Saúde que retornou a macro região do sul de Minas para a onda amarela. Um trabalho desenvolvido pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, que são dignas de nota pelo serviço sério que estão prestando. Mas quando se fala em Covid 19, todo cuidado é pouco, pois a qualquer momento tudo pode mudar.
Portanto, a região Sul se junta ao Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste na onda amarela, fase onde é permitida a abertura de serviços não essencias, como:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.
Trata-se de uma prova incontestável que as ações e os protocolos adotados pelo Governo Municipal de São Lourenço estavam no caminho certo.