Publicado em: 29/06/2020
Prefeitura continua trabalho de reestruturação do Aeroporto de São Lourenço
A Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Secretaria de Infraestrutura, vem trabalhando para que o Aeroporto de São Lourenço – Comandante Luiz Carlos de Oliveira (SNLO) faça parte do pequeno grupo de aeroportos certificados. Inicialmente, o foco tem sido prover a infraestrutura operacional adequada a classificação no qual o Aeródromo pertence, Classe 1A, segundo diretrizes do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil n° 153.
A Prefeitura entende a importância do funcionamento do Aeroporto não apenas para o Turismo, mas também por fazer parte da história e da cultura do Município. Por isso, desde 2017, a atual gestão vem tomando todas as medidas cabíveis, desde o Tombamento do prédio pelo Patrimônio Histórico Cultural, até as adequações referentes ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, como citado acima.
Algumas ações já foram iniciadas e muitas delas finalizadas, as quais podemos citar: Treinamento da equipe dos funcionários aeroportuários; elaboração do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional- SGSO; Formação da Comissão de Segurança Operacional – CSO; Implementação de barreiras para proteção da área operacional; Elaboração e Implementação do Sistema de Orientação e Controle da Movimentação no Solo – SOCMS; Implementação da sinalização vertical; Elaboração e envio do Plano de Emergência – PLEM; Elaboração e envio do Plano de Remoção de Aeronaves Acidentadas – PRAI; Elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo – PBZPA.