Publicado em: 14/04/2020
São Lourenço registra 35 casos de Dengue entre janeiro e março de 2020

São Lourenço tem registrado, entre janeiro e março de 2020, um número de casos confirmados de Dengue maior do que nos últimos anos. São 35 casos confirmados, sendo que ainda temos 11 aguardando resultado de exames para confirmação.

De acordo com o médico Coordenador de Epidemiologia do Município, Dr. Leonardo Godoi, a Dengue é uma doença muito séria e que pode ter consequências graves, levando até mesmo ao óbito. “Acredito que hoje o melhor tratamento é evitar que o mosquito cresça em nossos quintais”, completou.

Trata-se de um número alarmante visto que a cidade está repleta de focos das larvas. A Secretaria de Saúde vem trabalhando desde 2017 com mutirões de limpeza em todos os bairros, e ainda enfatizando a importância da visita do Agente de Endemias nas residências. Vale ressaltar que a equipe de Agentes é pequena e que estão trabalhando também no apoio à prevenção do Coronavirus, por isso é fundamental a conscientização de todos.

Contudo, neste ano de 2020, a contaminação pelo mosquito Aedes aumentou bruscamente e agora as medidas de prevenção serão mais frequentes e rígidas, ressaltando a importância do apoio de todos os moradores na limpeza dos quintais.

São Lourenço possui uma Lei Municipal, que foi aprovada em 2019, onde prevê diversas medidas de prevenção, bem como as sanções para os proprietários de terrenos abandonados, que são notificados pela fiscalização. A Lei está disponível através do Link https://saolourenco.mg.gov.br/arquivos/publicacaooficial/30052019174936LEIMUNICIPALN%C2%BA3.363.pdf


Mutirões

A partir desta semana, os mutirões voltarão a acontecer e o primeiro será no bairro Federal, nesta quarta-feira (15/04) a partir das 8h. A Secretaria de Saúde pede aos moradores que coloquem para fora todo material que esteja acumulando água em seu quintal para ser recolhido. Serão dois caminhões, com apoio do SAAE, que irão percorrer as ruas do bairro. Para dúvidas ou informar a necessidade de apoio para recolher o material no bairro Federal durante a passagem do caminhão, pedimos que entrem em contato pelo número 9.9182-0118 (Whatsapp). Outros bairros também receberão o mutirão em breve.