Publicado em: 30/12/2019
Diretoria de Cultura lança segunda edição da Revista Cult

Durante a manhã de 30 de dezembro de 2019, aconteceu no Restaurante Casa Branca, no Parque das Águas, o lançamento da segunda edição da Revista Cult - Patrimônios de São Lourenço, que apresenta ao leitor todos os Patrimônios Culturais que foram tombados e registrados durante o ano de 2018.

A Revista Cult é um projeto da Diretoria de Cultura e conta com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Lourenço. Tem o objetivo de registrar e informar sobre os 9 patrimônios que foram tombados e registrados no municípios em 2018, sendo eles: Aeroporto Comandante Luiz Carlos de Oliveira, Basílica Menor de São Lourenço Mártir, Estação Ferroviária, Folia de Reis, Fonte Vichy, Orquestra de Violeiros, Peregrinação de Nhá Chica, Praça João Lage e Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

O início da cerimônia foi marcado pela apresentação da Companhia de Reis São Francisco de Assis, que é uma das 6 companhias existentes na cidade, que foram objetos de registro como patrimônio imaterial.

Durante seu discurso, o Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Daniel Apolônio, explicou sobre o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo e ressaltou que “na história nunca houve um Conselho tão atuante”.

A Diretora de Cultura, Paula Alves Netto, ficou emocionada ao contar do trabalho que envolveu a criação da revista e sobre a importância deste objeto final que reúne e envolve toda a nossa cidade.Explicou sobre a apropriação da comunidade, recriação dos nossos bens pelo olhar poético dos artistas e ressaltou a importância do reconhecimento e valorização da cultura local e das premissas da educação patrimonial.

A Prefeita de São Lourenço, Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima, durante o uso de sua palavra, explicou mais sobre o trabalho de resgate cultural durante sua administração municipal, sobre a importância em termos conhecimento sobre o nosso passado, para que seja construído um futuro melhor, e com muita alegria comentou que este é um trabalho feito com muito amor, daí seu lema: Quem ama, cuida.

Os artistas que venceram o 2º Concurso de Artes Visuais de São Lourenço, cujas obras compuseram o acervo desta revista, foram apresentados ao público e puderam comentar sobre suas obras, que estavam expostas durante a cerimônia.

*Fotos: Eduardo de Souza - Prefeitura Municipal de São Lourenço