Publicado em: 13/09/2019
Resultado do 2º Concurso de Artes Visuais da Revista Cult

A Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Diretoria de Cultura, divulga hoje o resultado do Concurso Cultural de seleção de propostas para a segunda edição da Revista Cult - Patrimônios de São Lourenço.

O Projeto que teve início em 2018, abordando a recriação dos então patrimônios do nosso município até aquele ano: Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, Santo Sudário, Escola Municipal Melo Viana, Palacete Cardoso, Pedra da Montanha Sagrada e Festa de Agosto, além do Patrimônio Nacional, e hoje da humanidade - a Capoeira, e os Patrimônios estaduais Folias de Reis e Viola Caipira; tendo seu lançamento em janeiro deste ano na Ermida Bom Jesus do Monte.

Neste ano, a Prefeitura Municipal de São Lourenço através da Diretoria de Cultura e com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio, manteve a proposta original da sua primeira edição, no propósito de envolver a comunidade na recriação e apropriação dos patrimônios tombados e registrados no ano de 2018, sendo abordados: Conjunto Paisagístico da Praça João Lage (Praça Brasil), Conjunto Urbano e Paisagístico da Estação Ferroviária, Aeroporto Comandante Luiz Carlos de Oliveira, Fonte Vichy, Basílica Menor de São Lourenço Mártir, Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, Folias de Reis, Orquestras de Violeiros de São Lourenço e Peregrinação de Nhá Chica.

Publicado em 16 de Abril de 2019, o Edital contemplou duas categorias, pintura em tela e outras linguagens das artes visuais, abordando os patrimônios acima citados, todos tombados e registrados em 2018.  As inscrições permaneceram abertas até o dia 02 de Setembro, e a comissão de seleção e julgamento especialmente designada para este projeto analisou as propostas, divulgando hoje os resultados para toda a população e participantes.

A comissão de julgamento e seleção foi composta pela Diretora de Cultura, Paula Alves Netto – idealizadora do projeto, Daniela Aparecida Amaral Bacha – Diretora de Desenvolvimento do Ensino e Larissa Maris Lima de Andrade, musicoterapeuta com pós em conhecimentos tradicionais, artista e professora de artes.

Recebemos um total de 28 propostas artísticas, onde as primeiras colocadas em cada categoria, para cada patrimônio, irão compor o conteúdo artístico da revista.

Os selecionados farão jus ao cachê do projeto oferecendo para toda a comunidade uma oficina artística que será posteriormente agendada e amplamente divulgada.

Clique Aqui e confira a classificação das propostas