Publicado em: 24/06/2019
Prefeitura convida para reinauguração da Ermida Bom Jesus do Monte

No próximo dia 27 de junho, a Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Diretoria de Cultura, em ação junto ao Conselho municipal do Patrimônio, vai reinaugurar a Ermida Bom Jesus do Monte. Na ocasião, acontecerá uma missa, às 15h e logo após, a cerimônia de celebração da reinauguração.

As obras de revitalização e restauração deste Patrimônio Tombado, foram realizadas com recursos próprios, ou seja, com verbas advindas da arrecadação de imposto: o ICMS do Patrimônio Cultural. As obras iniciaram em janeiro de 2019, e foram feitas por profissionais capacitados a tanto, que zelaram pela integridade do Patrimônio.  A obra compreende também o projeto de segurança e acessibilidade, além de se adequar às atuais normas técnicas do projeto contra incêndio, junto ao Corpo de Bombeiros.

Para a Diretora de Cultura, Paula Alves, diante deste maravilhoso feito, “temos que agradecer à Prefeita Célia Cavalcanti por sempre apoiar e valorizar nosso Patrimônio. Também ressalto a ação junto ao Conselho municipal do Patrimônio, ao Pároco Cônego Bruno César Dias Graciano, e curadora de nossa história, a Sra. Teresinha Villela”, completou.


A Ermida

Em 10 de agosto de 1891, dia de São Lourenço o Padroeiro de nossa cidade, foi erguida uma grande cruz e celebrada a primeira missa no local onde seria construída a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, a primeira Igreja de nosso Município.

A Ermida encontra-se entre as árvores e muito verde, no alto de uma montanha e das águas minerais de São Lourenço. Pequenina, mas que se faz grande, quando refletimos em seu valor histórico, religioso e cultural. Em seu interior, há pinturas de artistas como Maria Klesse, Afonso Engling, Lerez Heilmyer e Henz Schuler. Na década de 70 recebeu a Réplica do Santo Sudário da cidade de Turim, na Itália.

Estes são alguns dos motivos que a levaram a ser tombada por meio de instrumento de proteção legal para patrimônios materiais, através do Decreto Municipal nº4.693 de 28 de Novembro de 2012.