Publicado em: 18/06/2019
Mapeamento da Cultura, Concurso de Quadrilhas, Concurso de Tapetes e encontro dos escritores

Mapear para reconhecer, valorizar e proteger!

A Prefeitura Municipal de São Lourenço através da Diretoria de Cultura, fará o lançamento da Plataforma de Gestão Cultural e Mapeamento Colaborativo da Cultura neste feriado de Corpus Christi.
Como município integrante do Sistema Nacional de Cultura e entendendo que a partir do mapeamento dos artistas, gestores e produtores, protagonistas de diversas áreas da economia criativa; onde será criada uma rede de atores envolvidos na cena cultural de São Lourenço daremos o primeiro passo para que possamos fomentar a economia criativa e promover políticas públicas com eficiência na nossa cidade.

Estará sendo feito também, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , IPHAN, o levantamento e identificação das quitandeiras e seu ofício. As mulheres quitandeiras produzem artesanalmente e vendem iguarias da culinária regional. Elas são consideradas uma referência cultural mineira e detentoras de saberes tradicionais, além de atuarem como mobilizadoras de práticas sociais ligadas à memória e identidade cultural do Estado. A culinária, que data do século XIV, permanece até os dias atuais, apresentando continuidade histórica e ressignificação. As quitandas, por sua vez, caracterizam-se pela pastelaria de produção caseira, a exemplo de bolos, broas, roscas, sequilhos, doces em geral. As receitas - inerentes ao ambiente familiar e repletas de significados - são transmitidas de geração a geração, de forma oral.

Junto a essas ações de implementação das políticas públicas, a Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Diretoria de Cultura, com o apoio do São Lourenço Convention & Visitors Bureau e da Paróquia de São Lourenço, traz para o feriado a apresentação e resultado dos nossos concursos "Se essa Rua Fosse Minha" e "Primeiro Festival de Quadrilhas Juninas " .

Com união, amor e valorização das expressões culturais, firmamos algumas parcerias muito especiais, para que nossos artistas e cidadãos possam viver nossas maiores ofertas turísticas.

Entre eles, contamos com a parceria do Trem das Águas, ABPF; Flat Balonismo; Rota do Café Especial - UNIQUE , Carmo Coffees e Parque das Águas.

Junto ao Doce Minas e a Festa das Entidades, estaremos com os Amigos da Viola, resgatando nossa cultura raiz e com a Feira Popular do Livro aberta todos os dias também para os nossos escritores, que terão um encontro especial para autógrafos e exposição de suas obras no dia 20 a partir das 16:00!

Vem com a gente viver e escrever a nossa história!
"A esperança da colheita está na semente"

Programação:

Mapeamento da Cultura: dias 20, 21 e 22 das 15 às 18:00 
Apresentação das Quadrilhas Juninas: dias 20, 21 e 22 das 18:30 às 20:30
Confecção dos Tapetes de Corpus Christi: Saindo da Igreja Matriz - Paróquia São Lourenço Mártir, que terá uma missa às 07:00 dia 20 de Junho 
Encontro com os nossos escritores: Dia 20 de Junho das 17:00 às 19:00 na Feira Popular do Livro