Publicado em: 05/06/2019

Nesta terça-feira (04) a Prefeitura de São Lourenço recebeu o primeiro, dos quatro seminários sobre a implantação do sistema de Coleta Seletiva no município, promovido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Gesois, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos primeiros diagnósticos verificados no município no que se refere à coleta de lixo.

São Lourenço foi selecionado junto com apenas 18 cidades do Estado de Minas Gerais para receber este apoio da FEAM na elaboração e gerenciamento dos projetos, pesquisas e consultoria sobre o tema. Desde março de 2019, o Instituto Gesois vem realizando uma série de análises na cidade junto ao SAAE e à COOPRECI para verificar os pontos positivos e negativos relacionados à coleta, e a partir de então, facilitar o trabalho no município.

A implantação da coleta está sendo realizada pelo SAAE, por intermédio da Ass. Ong Terra das Águas que incentiva a COOPRECI na realização do recolhimento dos materiais recicláveis. A coleta está em fase de implementação, e ainda neste mês de junho, irá atender a todos os bairros.

De acordo com o Diretor Presidente do SAAE, a perspectiva com base no diagnóstico apresentado no seminário, é de que com o funcionamento da coleta, a redução do lixo depositado no lixão será de 20%. “Com os materiais recicláveis tendo destino certo, a próxima etapa é a retirada do lixão de São Lourenço, que tanto prejudica nosso Meio Ambiente. Por isso, contamos com a participação de toda população na separação do lixo tanto nas residências quanto nas empresas e no comércio.”, concluiu.

Junto com esta iniciativa, a Prefeitura através da Secretaria de Educação, do Consórcio Cidesea, e COOPRECI, está promovendo o Programa Reculturar, que funciona com a conscientização de alunos da rede de ensino do município, sobre a importância da coleta seletiva. São realizadas diversas palestras para os estudantes, que já estão trazendo de casa os materiais recicláveis para serem recolhidos pela cooperativa.