Publicado em: 24/04/2019
O objetivo da ação foi fiscalizar produtos origem animal que não apresentavam condições sanitárias adequadas

Na última segunda-feira (22), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou uma Blitz Sanitária que contou com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico – SICADE, através do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M.  e Polícia Ambiental.

O objetivo da ação foi fiscalizar produtos origem animal que não apresentavam condições sanitárias adequadas, trazendo risco ao consumo humano.

Como resultado da ação, foram fiscalizados 107 veículos, 15 cavalos, com apreensão de Leites, carnes, queijos e uma carga de ovos com 5010 dúzias do produto que se encontravam em condições impróprias para consumo humano. Todos produtos apreendidos foram levados e descartados no aterro municipal, sendo destruídos e enterrados, com o acompanhamento dos técnicos do IMA, do S.I.M. e da Polícia Ambiental.

Esse tipo de ação, em que a SICADE vem apoiando o IMA, visa coibir produtos sem procedência e sem inspeção higiênico-sanitário, que possa oferecer riscos a saúde pública. O grande objetivo é oferecer a população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de infecções alimentares.

 

O que é o SIM?

O objetivo do S.I.M - Serviço de Inspeção Municipal é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal. O Serviço tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos que atuem diretamente com produtos de origem animal.

Para mais informações o empreendedor ou produtor rural pode entrar em contato direto com a SICADE – Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico através do telefone (35) 3339-2758; e para denúncias poderão fazer através da Ouvidoria do Município, pelo telefone 3339-2734 ou Whatsapp 9.9182-0118.