Publicado em: 10/04/2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA divulgou o edital para a realização de processo seletivo de Conselheiros Tutelares. Serão eleitos 5 Conselheiros com seus respectivos suplentes por ordem de classificação, com mandato de 4 anos (2020 a 2023).

Para se inscrever, o candidato deverá recolher a taxa de inscrição, no valor de R$50,00 em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As inscrições acontecerão entre os dias 15/04/2019 a 29/04/2019, na sede da Prefeitura (Praça Duque de Caxias, 61 – Centro), entre 12h às 17h, na sala dos Conselhos.

A seleção consistirá em três etapas, a primeira será a realização da inscrição, que deverá ser acompanhada de todos os documentos exigidos, de acordo o edital e em conformidade com as Leis Municipais. A segunda etapa consistirá na aplicação de prova Objetiva abrangendo os seguintes conteúdos: conhecimentos básicos da Língua Portuguesa, Informática, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Resoluções do CONANDA 74, 169, 170, Estudo de caso e questão dissertativa pertinente ao ECA. E a terceira etapa, o pré-candidato deverá passar por avaliação médico-psicológica por profissionais indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente- CMDCA do Município de São Lourenço – MG. Após o candidato obter sua aprovação no Processo de Seleção, estará apto para o Processo de Eleição. A eleição é unificada e ocorrerá em todo Brasil no dia 06/10/2019.

O Conselho Tutelar

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos diretos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas, especialmente, no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 95 e 136, dentre outras normas de tutela da infância e juventude.

Acesse o Edital completo aqui