Publicado em: 04/02/2019
Tem imóvel em São Lourenço? Tire suas dúvidas sobre o pagamento do IPTU
Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam a ser enviados nesta segunda-feira, dia 04/02, através dos Correios. Em 2019, o valor do imposto terá um reajuste de 7,54%, referente a reposição da inflação do ano passado medida pelo IGP-M. As parcelas começam a vencer no dia 25 de fevereiro, e quem decidir pagar o valor à vista terá o desconto de 5%.

Tire suas dúvidas:

Qual o prazo para pagamento?

O contribuinte pode pagar o IPTU parcelado em 11 vezes, com as parcelas com vencimento entre fevereiro e dezembro, ou à vista com desconto, com vencimento em março, conforme calendário fiscal estabelecido pela Diretoria de Fazenda do Município.

Quando devo receber o carnê?

O prazo para recebimento é até o dia 22 de fevereiro, na semana anterior ao vencimento da primeira parcela. Caso não o receba, pode retirar a segunda via na Praça de Atendimento ao Cidadão, no prédio da Prefeitura Municipal ou solicitar através do email atendimento@saolourenco.mg.gov.br

Onde posso efetuar o pagamento?

O pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados, que são a Caixa Federal e o Banco Itaú, tanto nas agências como em terminais de auto-atendimento e através de Internet Banking. O carnê pode ser pago também nas agências próprias dos Correios e nas casas lotéricas credenciadas da Caixa Federal em todo o Brasil.

Em caso de atraso, são cobrados juros e multa?

A parcela única só pode ser paga até o vencimento, e não há prorrogação de prazo. Para as demais parcelas, a partir do dia seguinte ao vencimento, é cobrado multa de 2% sobre o valor da parcela, acrescido de juros de 1% ao mês, ou 0,033% ao dia.