Publicado em: 21/01/2019
Diretoria de Cultura promove oficinas artísticas em São Lourenço

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, seis oficinas artísticas aconteceram na cidade. Gratuitas e direcionadas a pessoas de todas as idades, cerca de 60 participantes puderam conhecer técnicas de desenho com carvão, pintura com aquarela e tinta acrílica, confecção de máscaras de folias de reis, além de conhecerem sobre os movimentos artísticos que compõem a história da arte no mundo.

As oficinas foram ministradas pelos artistas vencedores do 1º Concurso Cultural de Artes Visuais de São Lourenço, através do qual foram selecionadas obras de artes originais com técnicas diversas, tendo como tema os patrimônios tombados e registrados em São Lourenço. As obras vencedoras passam a compor o acervo da Diretoria de Cultura e poderão ser utilizadas em exposições culturais.

As oficinas aconteceram em uma sala cedida gratuitamente pelo Colégio Extensão, localizado no Pátio Trem de Minas, na Praça da Estação, e contou com o apoio do São Lourenço Convention & Visitors Bureau e do Mercadinho do Papel.

Projeto de Educação Patrimonial

Estas oficinas são algumas das ações do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no ano passado, juntamente com o curso “Cultura, Patrimônio e Preservação” (realizado no dia 2 de outubro de 2018, na Câmara Municipal), o “1º Concurso Cultural de Artes Visuais” (realizado em novembro de 2018) e a confecção da primeira edição da “Revista Cult - Patrimônios de São Lourenço”, com lançamento previsto para o dia 25 de janeiro deste ano.

Este projeto tem como objetivo levar conhecimento à população de São Lourenço, e também a seus visitantes, sobre os patrimônios tombados e registrados da cidade. A Revista Cult será distribuída gratuitamente em todas as escolas da cidade, tanto públicas como particulares, além de diversos pontos de São Lourenço para quem tenham acesso os moradores e turistas da cidade.