Publicado em: 27/04/2018
A tradicional caminhada de Nhá Chica está completando 20 anos em 2018
A tradicional caminhada de Nhá Chica está completando 20 anos em 2018, e para atender a grande demanda de fiéis vindos de várias partes do Brasil, a Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço, com apoio da Defesa Civil, o Tiro de Guerra e várias entidades e empresas locais, uniram esforços e tomaram algumas medidas de apoio aos peregrinos.

O percurso, saindo de São Lourenço no dia 01 de maio, é de 33 km, realizado pela Estrada Real, passando pelas zonas rurais de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi. Durante o trajeto serão disponibilizados pontos de distribuição de água e apoio.

A equipe de apoio iniciará os trabalhos a partir da 1h da manhã partindo do Hotel Vista Alegre. Contudo, vários grupos de peregrinos saem em horários e pontos diferentes. A Secretaria de Turismo de Cultura destaca que tudo está sendo preparado com muita atenção e dedicação, para que a peregrinação aconteça com tranquilidade e fiéis façam uma boa caminhada.

As missas em Baependi seguirão nos horários: 7h, 9h, 11h, 15h30 na Igreja Episcopal de N.S. da Conceição da Beata Nhá Chica.

 

Pontos de apoio com sua descrição bem como a foto do local:

https://goo.gl/8wjg9G

 

Beata Nhá Chica

 

Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei – MG. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no Sul de Minas, onde ela viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento.

A beatificação aconteceu no dia 4 de maio de 2013, em Baependi, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, representante da Santa Sé, que anunciou a data de 14 de junho como a festa litúrgica em memória de Nhá Chica. Desta forma, Nhá Chica se tornou a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica.

 

Mais informações https://www.nhachica.org.br/index.php