Publicado em: 01/02/2022
Vacinação Covid-19 de crianças prossegue com agendamento nas Unidades Básicas de Saúde

A vacinação infantil contra a Covid-19 prossegue nesta semana com agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças com idade entre 05 e 11 anos com comorbobidades, indígenas, deficiência e público em geral de 08 a 11 anos . Os pais e responsáveis podem ligar em uma das unidades mais próximas e marcar a aplicação.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 453 crianças aplicando a vacina em cinco escolas da rede municipal de ensino: Escolas Municipais Melo Viana, Ismael Junqueira de Souza, Dr. Emílio Abdon Póvoa, Manoel Monteiro e Frei Osmar Dirks.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Akemi Murata, explica a necessidade de agendamento da imunização. “É muito importante o agendamento para que não haja desperdício do imunizante. O frasco contém 10 doses da vacina e se não forem utilizados no mesmo dia devem ser descartados devido a perda de validade”, disse Akemi Murata.

A secretária de Saúde, Patrícia Lessa, lembra a importância da vacinação. “A vacina é o meio mais eficaz de evitar a forma grave da doença, por isso, pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de levar as crianças para receber a dose. Ela é segura e não tem contraindicações”, destaca a secretária.

Para que a criança receba a dose do imunizante, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento da criança. Os pais devem autorizar a aplicação da vacina. Caso outra pessoa leve a criança para receber a dose, esta deve estar autorizada pelos pais.

A vacinação das crianças será feita com duas doses com intervalos. Cada imunizante tem um intervalo diferente. No caso da vacina Pfizer pediátrica, o intervalo para segunda dose será de oito semanas e a Coronavac exige quatro semanas.

Confira aqui os endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde de São Lourenço ()