Publicado em: 16/01/2021
Parceria da Saúde e CREFITO capacita fisioterapeutas no cuidado pós Covid

 Aconteceu neste sábado, 16, um curso de Atualização em Reabilitação Pós-Covid-19 dos fisioterapeutas de São Lourenço e regiões próximas. O curso foi promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço.

Esse curso faz parte de uma etapa da capacitação que o CREFITO-4 está realizando em todo estado. O curso foi ministrado pelo PROFESSOR Fabiano Botelho Siqueira, MSc, e capacitou os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que reabilitarão pacientes com múltiplas sequelas potenciais pós-Covid-19. O correto cuidado desses pacientes vai evitar ou minimizar os comprometimentos da doença nas pessoas.

Além de trazer novas informações sobre os cuidados dos pacientes pós-Covid-19, a atividade foi um momento de troca de experiências e atualização sobre os recentes estudos científicos relacionados.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Gislene Nogueira, essa capacitação vai agregar mais qualidade no cuidado dos pacientes com sequelas pós Covid-19 no município. “Hoje diante da situação da Covid a gente sabe da necessidade e importância dessas capacitações. Gostaria de agradecer ao CREFITO por essa iniciativa e deixar nossa secretaria a disposição para incentivar esse tipo de capacitação. Gostaria de agradecer e parabenizar todos os fisioterapeutas pela brilhante atuação no enfrentamento a Covid-19”, disse a gestora.

A ação, que aconteceu no auditório da Faculdade São Lourenço, reuniu profissionais de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Lourenço, que atuam independentemente e em clinicas.

“A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde só nos fortalece, porque além dos servidores, a gente capacita os profissionais da região. Já me coloquei a disposição da secretária municipal de saúde para que possamos fazer uma parceria para atender as necessidades do município no que tange a assistência fisioterapêutica ou construir um projeto de captação de recursos para ampliar o atendimento da área”, disse Anderson Coelho, presidente do CREFITO-4.

Para a realização da capacitação foram observadas todas as medidas de segurança e o seguimento dos protocolos para evitar uma possível disseminação do vírus. A ação se fez necessária devido ao crescimento de sequelas que a doença vem causando nas pessoas.