• SÃO LOURENÇO-MG
  • PREFEITURA
  • SAÚDE
  • EDUCAÇÃO
  • SECTUR
  • OBRAS
  • SOCIAL
  • SERVIDOR
  • SERVIÇOS
Publicado em: 11/09/2017
Sistema de Monitoramento Escolar divulga dados comparativos de avaliação do ensino público
A maioria das escolas municipais aumentou sua pontuação
A Secretaria de Estado de Educação lançou, através do Sistema de Monitoramento Escolar (SIMAVE), os resultados comparativos do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Este comparativo, demonstra os resultados dos anos de 2015 e 2016 sobre o desempenho dos alunos das Escolas Municipais de todo o Estado.

Estas avaliações são realizadas entre os alunos do 3º ano do Ensino fundamental para avaliar o desempenho dos estudantes em procedimentos de Leitura – o Proalfa, e também os alunos do Ensino Fundamental e Médio em Língua Portuguesa e Matemática – o Proeb.

Em São Lourenço, a Secretaria Municipal de Educação constatou, através do resultado do Proalfa, que a maioria das escolas municipais aumentou sua pontuação, que gira em torno dos 600 a 707 pontos, sendo que a pontuação máxima é 1000. Das seis escolas avaliadas, quatro aumentaram a sua pontuação (Cel. Manoel Dias, Melo Viana, Ismael Junqueira e Manoel Monteiro), com destaque para a Escola Melo Viana, que obteve um aumento de 647,4 pontos para 707,3. Na avaliação do Proeb, das oito escolas avaliadas, três aumentaram a pontuação com a avaliação do 5 ano (Escola Cel. Manoel Dias , Ismael Junqueira de Souza Manoel Monteiro) e uma aumentou a pontuação com a avaliação do 9 ano (Dr. Emílio Abdón Póvoa).

 Este Sistema de monitoramento reúne informações administrativas e medidas educacionais, o que permite a análise comparativa de um amplo conjunto de indicadores ao longo do tempo. Dessa forma, há uma facilidade no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem na escola, para que a gestão educacional e escolar verifique a qualidade e dos resultados da escola em relação ao estado e às instâncias regionais de ensino.

Através da nova gestão municipal, a expectativa é de que nas próximas avaliações, o aumento seja progressivo em todas as escolas. Para que isso aconteça, a Secretaria de Educação está investindo, desde o início do ano, em capacitação das equipes de Professores, Diretores, e Pedagogos, com a realização cursos e seminários com profissionais gabaritados, trazendo conhecimento e inovação para o ensino.


 Confira os resultados detalhados das escolas clicando aqui.


Programação
Contato

São Lourenço Prefeitura

End: Praça Duque de Caixas, 61 - Centro - 37470-000
Tel: (35) 3339-2700
Email: comunicacao@saolourenco.mg.gov.br | ouvidoria@saolourenco.mg.gov.br