• SÃO LOURENÇO-MG
  • SERVIDOR
  • SERVIÇOS
Publicado em: 27/06/2017
“Canto da Roda” emociona moradores e turistas com o primeiro desfile de carros de boi

No último sábado (24) a cidade de São Lourenço, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, promoveu o primeiro encontro de carros de boi. O evento, denominado “O Canto da Roda”, trouxe para o Centro da cidade um desfile de onze carros, somando um total de 66 bois, que passaram pela Av. Dom Pedro II até a Praça Brasil.

Os pedestres e motoristas que estavam no local prestigiaram o desfile com muito entusiasmo e emoção. Para a Diretoria de Cultura, o objetivo é resgatar a cultura local, trazer algo diferenciado para os turistas e moradores, além de valorizar aqueles que utilizam este tradicional veículo para transporte na roça.

Os carros vieram da zona rural de São Lourenço, Soledade de Minas e Pouso Alto. Eles se encontraram na Ilha Antônio para que os animais pudessem descansar e se hidratar.

O carro de boi é um dos transportes mais simples e antigos, utilizados para levar cargas de produtos agrícolas e também pessoas. Sua característica mais marcante é quando está em movimento e emite um som característico de sua roda, que anuncia sua passagem. Uma tradição que ainda existe em nossa região, com uma grande bagagem histórica e que merece ser valorizada como parte de nossa cultura.

A expectativa é de que no próximo ano a cidade possa reunir um número ainda maior para o Canto da Roda. O evento também contou com a participação dos cavaleiros de São Lourenço e região que encerraram o desfile.

São Lourenço Prefeitura

End: Praça Duque de Caixas, 61 - Centro - 37470-000